Imagem Topo
Home Textos Quinhentinos Palestras Contato



VOLTA ÀS AULAS

(E as piadas também voltam!)

PIADAS? MAS QUE PIADAS? Já é tradição professores provocarem uma “quebra de gelo” no início da aula, com bom humor. Como a disciplina do Predebon, criatividade, é irmã do bom humor, suas aulas precisam começar com risadas, o que acontece. E a maior fonte das piadas é a contradição entre o assunto criatividade e a avançada idade do professor. Sobre isso já existe uma coleção de anedotas, e aqui vão 4 delas, dedicadas aos alunos que têm as risadas mais escandalosas, daquelas que contribuem para animar as aulas. As 4 estão feitas em quinhentinos, que são textos com 500 caracteres exatos, como este.

CRIATIVIDADE E LEITURA DO PENSAMENTO. As pesquisas sobre criatividade entram no campo do raciocínio, da mente, do inconsciente e por aí vai. O assunto sempre lida com as forças mentais. Então este professor vai começar a aula demonstrando de forma clara como fazer uma leitura do pensamento. Primeiro passa a escanear o pensamento dos alunos, avisando que faz isso mas de forma discreta, sem revelar coisas feias. Após repassar a classe, ele declara com um certo ar solene Hmm... atenção, vejo quatro pessoas pensando a mesma coisa! Que interessante, o pensamento é este: que idade tem esse velho?

EXISTE FORMA DE ENSINAR CRIATIVIDADE? A dúvida não é só essa aí. Muita gente também fica imaginando como seria um professor de criatividade. Seria como um tipo de mágico que entra na sala surpreendendo os alunos? E a roupa dele, então, fica claro, não poderia ser comum, deveria ser um exemplo de originalidade. Bem, vão por aí as conjecturas da expectativa normal para um professor de criatividade. Mas existe uma certeza: não poderia ser um tipo previsível, pois isso nada teria a ver com criatividade. Então seria uma figura inesperada, certo? Pois bem, quem aí poderia esperar um velho de 80 anos?

ALUNO PRECISA DE SORTE. Cuidado com a armadilha da garantia vencida. Dela só escapa quem tiver maneira de receber o dinheiro de volta. Para escolher um curso use o princípio 20-40-80 para ver se os professores estão válidos. Veja: com mais de 20 vence a garantia do entusiasmo varonil, com mais de 40 não há garantia de vigor físico, e com mais de 80 caduca a acuidade. Mestre jovenzinho se perturba com as pernas cruzadas de alunas, o quarentão chega cansado e enrola, e o velhinho perde o fio da meada – que meada? Então, você quer curso com a garantia? Use a sorte, calcule a idade deste professor e reze...

POR QUE SE APOSENTAR? Um recente levantamento nas universidades mostrou que existem professores fanáticos por dar aulas e que eles nunca se aposentam. Mas, como então acontece, eles morrem de velhice na classe? Não, não, viu-se que eles param de lecionar quando: 1) Não são mais chamados pela escola, que os aposentam compulsoriamente; 2) Provocam sono, ou uma debandada geral, ou então vaias;  3) Param por que não enxergam mais o número da sala e não ouvem os alunos gritarem “oi, é aqui, véio!”. Então, como nenhuma das alternativas é a do meu caso, eu, com mais de 80 anos, estou aqui, como um Zagalo.                                                

(Se quiser ver  mais piadas, peça!)
         
jose@predebon.com.br