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VOLTA ÀS AULAS
(E as piadas
também voltam!)
PIADAS?
MAS QUE PIADAS? Já é
tradição professores provocarem uma “quebra de
gelo” no início da aula, com bom
humor. Como a disciplina do Predebon, criatividade, é
irmã do bom humor, suas
aulas precisam começar com risadas, o
que acontece. E a maior fonte das piadas é a
contradição entre o assunto
criatividade e a avançada idade do professor. Sobre isso
já existe uma coleção
de anedotas, e aqui vão 4 delas, dedicadas aos alunos que
têm as risadas mais
escandalosas, daquelas que contribuem para animar as aulas. As 4
estão feitas
em quinhentinos, que são textos com 500 caracteres exatos, como
este.
CRIATIVIDADE
E LEITURA DO PENSAMENTO. As pesquisas sobre
criatividade entram no campo do raciocínio, da mente, do
inconsciente e por aí
vai. O assunto sempre lida com as forças mentais. Então
este professor vai
começar a aula demonstrando de forma clara como fazer uma
leitura do
pensamento. Primeiro passa a escanear o pensamento dos alunos, avisando
que faz
isso mas de forma discreta, sem revelar coisas feias. Após
repassar a classe,
ele declara com um certo ar solene Hmm... atenção, vejo
quatro pessoas pensando
a mesma coisa! Que interessante, o pensamento é este: que idade
tem esse velho?
EXISTE
FORMA DE ENSINAR CRIATIVIDADE? A dúvida não é
só essa aí.
Muita gente também fica imaginando como seria um professor de
criatividade.
Seria como um tipo de mágico que entra na sala surpreendendo os
alunos? E a
roupa dele, então, fica claro, não poderia ser comum,
deveria ser um exemplo de
originalidade. Bem, vão por aí as conjecturas da
expectativa normal para um
professor de criatividade. Mas existe uma certeza: não poderia
ser um tipo
previsível, pois isso nada teria a ver com criatividade.
Então seria uma figura
inesperada, certo? Pois bem, quem aí poderia esperar um velho de
80 anos?
ALUNO PRECISA DE
SORTE. Cuidado com a armadilha da garantia vencida. Dela só
escapa quem tiver
maneira de receber o dinheiro de volta. Para escolher um curso use o
princípio
20-40-80 para ver se os professores estão válidos. Veja:
com mais de 20 vence a
garantia do entusiasmo varonil, com mais de 40 não há
garantia de vigor físico,
e com mais de 80 caduca a acuidade. Mestre jovenzinho se perturba com
as pernas
cruzadas de alunas, o quarentão chega cansado e enrola, e o
velhinho perde o
fio da meada – que meada? Então, você quer curso com
a garantia? Use a sorte,
calcule a idade deste professor e reze...
POR QUE SE
APOSENTAR? Um recente levantamento nas universidades mostrou que
existem professores
fanáticos por dar aulas e que eles nunca se aposentam. Mas, como
então
acontece, eles morrem de velhice na classe? Não, não,
viu-se que eles param de
lecionar quando: 1) Não são mais chamados pela escola,
que os aposentam
compulsoriamente; 2) Provocam sono, ou uma debandada geral, ou
então vaias; 3) Param por que
não enxergam mais o número
da sala e não ouvem os alunos gritarem “oi, é aqui,
véio!”. Então, como nenhuma
das alternativas é a do meu caso, eu, com mais de 80 anos, estou
aqui, como um
Zagalo.
(Se
quiser ver mais piadas, peça!)
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