Imagem Topo
Home Textos Quinhentinos Palestras Contato




 Perguntas e Respotas do Profesor Predebon sobre Inovação e Criatividade

José Predebon, fevereiro de 2017  

Pergunta: existe um mecanismo de raciocínio criativo?
Autor da pergunta: Aluno Humberto S.B.
Resposta: para criar uma ideia nova o nosso cérebro funciona como para qualquer outro propósito, com a diferença de que ele não obedece a lógica que geralmente o comanda. Isso até pode parecer casual, como no caso de um insight, mas geralmente é o processo de “sair fora da caixa” em que o pensamento também escapa dos bloqueios e condicionamentos que todos temos, por circunstâncias diversas. Exemplo disso é quando temos uma grande motivação (ou soluciona esse problema ou morre) ou, outro exemplo, quando estamos bem relaxados, o que pode ser provocado por um copo de cerveja ou por meditação, que pode nos colocar no ritmo alpha. Yo-Yo-Ma sempre medita antes de tocar, para ter performance criativa. No ritmo alpha o cérebro desativa a ação de uma sua zona que cuida para nos manter dentro da “normalidade”, isto é, para que sejamos adequados, e não criativos. Essa zona é a “dorso pré frontal lateral córtex”, recentemente descoberta pela neuro ciência. Tudo isso, Humberto, você pode considerar um mecanismo, não acha?

Pergunta: o que fazer para aumentar nossa criatividade?
Autor da pergunta: Cainan V.
Resposta: todos os seres humanos têm o que eu chamo de potencial criativo, uma capacidade para especular, divagar, sonhar, enfim, sair fora do raciocínio linear ou condicionado, comum a qualquer animal. Bem, essa capacidade, como tudo em nosso corpo e nossa mente, é otimizada pela prática e também atrofiada pelo não uso. Então, Cainan, se você quer aumentar sua criatividade, aproveite todas as oportunidades para praticar. E também coloque empenho e disciplina nesse propósito, como, por exemplo, lendo livros sobre o assunto e estudando. A vontade de ser mais criativo é básica, mas não basta, é preciso ir atrás.

Pergunta: pressão (adrenalina) aumenta a criatividade?
Autora da pergunta: Amanda P.I. 
Resposta: depende do temperamento da pessoa, pois há quem fique travado quando sob pressão. Porém de um modo geral um aumento do nível de adrenalina ajuda a mobilização de nossas capacidades, inclusive a criativa.

Pergunta: qual foi o fato mais criativo no qual você se envolveu?
Autora da pergunta: Jasmim P. P.
Resposta: nossa memória trabalha também para nos satisfazer, então deve ser por isso que o fato mais lembrado por mim é um dos que mais me deixam contente por ter me envolvido: a criação do slogan “a gota que salva”, no lançamento da Vacina Sabin no Brasil. Isso aconteceu nos anos sessenta, quando eu trabalhava na J. W. Thompson. 
 

jose@predebon.com.br